Buscar
  • Maracatu Intelligence

Habilidades e atuação do Nutricionista Esportivo

Atualizado: 4 de Set de 2020





Texto de Waldilene Paixão


Nos últimos anos observa-se uma busca maior para a prática de atividade física e esporte, cujas finalidades são diversas: melhoria da performance, da saúde, qualidade de vida, dentre outras. Com isso, cresce a cada dia o interesse pela nutrição esportiva.

Em junho deste ano o CFN publicou a resolução Nº656/2020 que dispõe sobre a prescrição dietética, pelo nutricionista, de suplementos alimentares e dá outras providências. De acordo com a diretoria do CFN, essa resolução é norteadora para atuação do nutricionista nas áreas esportiva e clínica, nas quais o profissional estará orientado para a adequada atuação. Além de abordar o estilo de vida e hábitos alimentares dos praticantes de atividade física e atletas, o profissional deve estar habilitado para atuar nessa área.

O Nutricionista esportivo vai avaliar não só o ganho de massa muscular, mas também, definição, perda de peso, bioquímica, genética, fatores hereditários, entre outros, a fim de promover manutenção do estado nutricional dos indivíduos, com objetivo de prover, aos amadores e atletas, o máximo potencial em treinamentos, competições e rendimento. Através de sua conduta, também contribuirá para a diminuição dos efeitos negativos do excesso de exercícios sobre o organismo humano, uma vez que o desempenho não está só relacionado ao acompanhamento nutricional, mas a vários fatores nutricionais. Inúmeros nutrientes estão relacionados ao fornecimento de energia e regulação dos processos fisiológicos do exercício.

Em virtude de muitos mitos propagados por blogueiros ou influenciadores digitais que julgam ter conhecimento profissional na área da nutrição e por estímulos de diversas indústrias que objetivam mercantilizar a saúde, muitas pessoas acreditam ter conhecimento e acabam por consumir suplementos em excesso, desperdiçando não apenas dinheiro, mas, colocando em risco sua saúde por falta de acompanhamento de um profissional habilitado e atualizado. Então, além de ter que buscar sempre a atualização científica, visto que muitas vezes precisará desmitificar diversas questões relacionadas à alimentação.


Referências:

Conselho Federal de Nutricionistas. RESOLUÇÃO CFN Nº 600, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4411797/mod_resource/content/1/Res_600_2018.pdf . Acesso em 21 de ago. de 2020.

_______. RESOLUÇÃO Nº 656, DE 15 DE JUNHO DE 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-656-de-15-de-junho-de-2020-262145306 . Acesos em 21 de ago. de 2020.

RUEDA, Rodrigo. CFN publica nova resolução sobre prescrição dietética de suplementos alimentares. CFN, 2020. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/destaques/cfn-publica-nova-resolucao-sobre-prescricao-dietetica-de-suplementos-alimentares-2/. Acesso em 21 de ago. de 2020.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo