• Ana Dias

O Jubileu de Diamante - 60 anos de história da APN

A Associação Pernambucana de Nutrição, foi fundada em 04 de novembro de 1960, há exatos 60 anos, com o nome de “Associação Brasileira de Nutricionistas – Secção Pernambuco”, sendo instalada pela Nutricionista Sônia Moreira Alves de Souza, representante da ABN (Associação Brasileira de Nutricionistas). Ao ato compareceram 16 nutricionistas da primeira turma do Curso de Nutricionistas da Universidade do Recife. Nessa ocasião foi eleita a 1ª Diretoria, constituída por Nonete Barbosa Guerra (Presidente), Margarida Maria do Rêgo Barros (Vice-Presidente), Maria de Lourdes Guedes Alcoforado (Secretária) e Maria Lúcia Teixeira Reis de Souza (Tesoureira).

Funcionava em uma sede provisória, na Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, local onde foi realizada a 1ª Assembleia Geral Extraordinária, no dia 29 de novembro de 1960, na qual foi decidido considerar como Presidente de Honra da APN o Professor Nelson Ferreira de Castro Chaves, que era Diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Recife, à época.

Em maio de 1962 passou a se chamar Associação Pernambucana de Nutricionistas, de acordo com seu primeiro estatuto social, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 11 de dezembro de 1962.

A sede própria, no Edifício Círculo Católico, Centro do Recife, foi adquirida em 29 de abril de 1971, e lá funciona atualmente. Nesse local foi afixada uma placa comemorativa dessa aquisição, no dia 16 de maio de 1975.

A APN foi declarada Entidade de Utilidade Pública em 11 de dezembro de 1971, pela Lei Estadual nº 6377/1971.

Em 17 de novembro de 1983, para adaptar-se às mudanças ocorridas na Federação Brasileira de Nutricionistas - FEBRAN, que atualmente se denomina ASBRAN, foi aprovada a modificação do Estatuto da APN que passou a ser chamada "Associação Pernambucana de Nutrição", nome que permanece até hoje.

De 1960 até os dias atuais, 20 nutricionistas já ocuparam a Presidência dessa prestigiosa Associação, como por exemplo, Dra. Nonete Guerra, que foi a primeira presidente e Dra. Leopoldina Sequeira, presidente atual. Todos dedicados ao cumprimento da nobre missão desta APN, de congregar profissionais da área e difundir a ciência da Nutrição, promovendo atividades culturais e científicas.

Sempre visando à elevação dos princípios da nutrição, e "dedicada ao desenvolvimento da ciência da nutrição no Estado de Pernambuco", como citou Dra. Catarine Silva, membro da Diretoria atual, a APN completa nesta data 60 anos de uma história exitosa. Hoje comemoramos o Jubileu de Diamante!

Viva a APN! Viva!

Fonte: Arquivos da Associação Pernambucana de Nutrição

Ana Maria Dias é Nutricionista, MBA em Consultoria Organizacional, Diretora da APN, Delegada ASBRAN