Buscar
  • Associação Pernambucana de Nutrição APN

O Nutricionista na Saúde Coletiva

Texto de Taciana Fernandes



O nutricionista é um profissional da área de saúde, que tem a profissão regulamentada pela Lei Federal 8.234/91 e pode contribuir para a promoção, prevenção e recuperação da saúde de indivíduos e coletividades. Dentre as áreas de atuação podemos destacar a saúde coletiva, na qual o nutricionista desenvolve atividades que vão desde o planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação dos serviços de alimentação e nutrição; na assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; até na atuação no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios e inspeções sanitárias.

De acordo com a Resolução do CFN Nº 600 de 2018, a saúde coletiva apresenta 3 grandes subáreas: políticas e programas institucionais, atenção básica de saúde e vigilância em saúde.

Na política e programas institucionais o nutricionista pode atuar na gestão e no desenvolvimento de atividades de políticas e programas relacionados à alimentação e nutrição, como: Política de Segurança Alimentar e Nutricional, atuando no Programa de Aquisição de Alimentos, Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Programa Bolsa Família e Banco de Alimentos; assim como no Programa de Alimentação Escolar e no Programa de Alimentação do Trabalhador. Nesses programas o nutricionista realiza atividades de elaboração de cardápios, controle de qualidade das refeições produzidas, capacitação de recursos humanos, além das ações de educação alimentar e nutricional com o público beneficiário.

Na área de atenção básica o nutricionista participa de equipes multiprofissionais que têm como objetivo a promoção da saúde e prevenção de doenças para as famílias, os indivíduos e/ou comunidades. Atua junto às equipes de saúde na identificação dos problemas nutricionais mais frequentes com vistas ao diagnóstico, avaliação e monitoramento da população assistida pelos serviços de saúde e desenvolve ações de educação em saúde.

Na área de vigilância em saúde o nutricionista desenvolve atividades na vigilância sanitária realizando inspeções sanitárias, ações educativas e participando das investigações de surtos por Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Na vigilância epidemiológica, monitorando a incidência e prevalência e analisando as informações geradas nas investigações dos surtos de DTA. Além destes, o nutricionista também poderá atuar na fiscalização do exercício profissional, sendo um fiscal do conselho.

Então, observa-se a amplitude de atividades do nutricionista na saúde coletiva, que em conjunto com os demais profissionais, atua para fazer-se cumprir o papel do Estado na promoção do direito à saúde e à alimentação da população. Que possamos lutar em defesa do Sistema Único de Saúde e por um sistema alimentar mais sustentável, fortalecendo nossa categoria diante dos desafios vivenciados neste exercício profissional.



Taciana Fernanda dos Santos Fernandes possui doutorado em nutrição e atualmente é nutricionista da Prefeitura da Cidade do Recife e atua como docente no ensino superior.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo