Buscar
  • Maracatu Intelligence

TRANSFORMANDO O FUTURO ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO

Atualizado: 25 de Ago de 2020


A Nutrição Materno Infantil contempla as fases da vida com expressivo aumento dos requerimentos nutricionais e caracteriza-se por grandes transformações no organismo. Mesmo antes de engravidar a mulher já começa a se preparar para este grande momento que é a chegada de um filho! E é cada vez mais frequente aquelas que se preocupam em melhorar seu padrão alimentar e seu estilo de vida. Em muitos casos isso não acontece e por isso uma grande parcela da população desenvolve problemas sérios de saúde que os acompanham ao longo da vida, como é o caso da diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade, entre outros.

Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda.” É com essa frase de Raf Cavoukian que a Organização Mundial de Saúde inicia a sua publicação a respeito do Plano Global sobre os “Cuidados de criação para o desenvolvimento na primeira infância”, com o objetivo de estimular ações coletivas em vários segmentos da sociedade capazes de transformar de forma efetiva a atenção á saúde na primeira infância, uma vez que descobertas científicas comprovam que os elementos mais críticos da saúde e do bem estar são construídos nos primeiros 1000 dias. Daí paramos e pensamos que se desde o início de tudo existisse um investimento considerável em ações que assegurassem o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com certeza teríamos muito mais adultos e idosos saudáveis no mundo.

E neste contexto surge esta área de atuação tão envolvente da Nutrição, onde o profissional se dedica a realizar Educação Alimentar e Nutricional, quando contribui para a sensibilização, empoderamento e despertar da autonomia da mãe sobre a importância do aleitamento materno e a introdução oportuna e adequada de novos alimentos no primeiro ano de vida; Ações de Terapia Nutricional quando elabora planos alimentares hipoalergênicos ou específicos para as diversas patologias pediátricas; Ações de Gestão quando gerencia as atividades de um Lactário.


Além de todas as outras atividades relacionadas á Nutrição Clínica como a avaliação nutricional, suporte nutricional entre outras. A Nutrição Materno Infantil contempla diversos campos de atuação, dentre eles podemos citar: Hospitais, clínicas, consultórios, escolas, creches, bancos de leite humano, lactários entre outros e o nutricionista que decide trabalhar nesta área tem a possibilidade de transformar o futuro das próximas gerações.

Fontes: Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

Barros DC et al. Avaliação nutricional antropométrica de gestantes brasileiras: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 8 (4): 363- 376, out. / dez., 2008

Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3a. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.


Alyne Cristine Souza da Silva Mestre em Nutrição, Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN e Especialista em Terapia Nutricional pela BRASPEN, atua na área Materno Infantil há 16 anos.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo